sábado, 29 de setembro de 2012

A bicicleta em Portugal - entrevista à Polskie Radio - Program 1


Fui entrevistado há dias pela correspondente Polaca em Portugal da Polskie Radio - Program 1, a propósito do aumento da utilização da bicicleta em Portugal, e particularmente em Lisboa.

Em breve colocarei um link para a dita entrevista.


domingo, 23 de setembro de 2012

Sem carros, mas por 3 horas, no Concelho dos carros

in CMO online em 

"A "Marginal Sem Carros" realiza-se no próximo domingo, dia 23 de Setembro, das 10H00 às 13H00, entre Caxias e a Praia da Torre, em Oeiras. Durante três horas, a Câmara Municipal de Oeiras encerra a Av. Marginal ao trânsito automóvel para pleno usufruto dos muitos milhares de pessoas que aderem anualmente a esta iniciativa.

Como é habitual, o Município de Oeiras proporciona um conjunto de atividades diversificadas ao longo do percurso – saúde, atividade física, ambiente e mobilidade –, com o objectivo principal de sensibilizar os munícipes para a utilização de formas alternativas de mobilidade e transporte, como a utilização da bicicleta, de transportes públicos – comboio e autocarro – ou fazendo percursos a pé, inibindo a utilização automóvel e a respectiva poluição."


É assim em Oeiras: 
A "Marginal sem carros" é uma manhã bem passada...
Corta-se o trânsito e podemos desfrutar de espaços magníficos...mas só durante um período restrito de tempo.

E depois? Que acontece com esta "medida" da Semana Europeia da Mobilidade? 
Nada.
Tudo fica igual num dos Concelhos do País onde mais é mais dificil fugir ao carro. 
Os espaços pedonais são espaços específicos para "se ir andar a pé". 
Não há nenhuma rede ciclável, os equipamentos e a urbanização foram cuidadosamente colocados fora do alcance dos transportes públicos e a rede viária é proibitiva das bicicletas.

Tudo conjugado dá que a grande medida da Semana Europeia da Mobilidade de Oeiras é cortar 3 horas a marginal aos carros.
Às 13h tudo voltou ao normal...

Não há medidas em prol da mobilidade sustentável em Oeiras.
Ninguém se lembra já da última que tenha sido tomada...

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Ou muito me engano, ou está no papo!

FOTO AQUI:

É sempre assim:

Algumas noticias das medidas de restrição automóvel no Marques de Pombal no dia (ou nos dias) a seguir:

"Automobilistas enfurecidos com trânsito na rotunda do Marquês " in JNegócios 

"Caos no trânsito em Lisboa no primeiro dia do novo Marquês" in Publico

"Nova circulação complica trânsito em hora de ponta no Marquês" in "i"


Algumas noticias das medidas de restrição automóvel no Marques de Pombal uns dias depois:

"Coração de Lisboa regressa à normalidade. Trânsito a fluir" in "RR"

"Trânsito normal de regresso à rotunda do Marquês in "Expresso"

A normalidade regressou esta manhã à rotunda do Marquês de Pombal" in "Público"



Conclusões: 

1) Menos espaço viário gera complicações nos dias seguintes. Alterações de hábitos são sempre tudo menos pacíficas.

2) Menos espaço viário e restrições de tráfego podem não ser medidas resultantes de modelos de tráfego apoiados em fluidez mas é sem dúvida uma indução que, contrariando os modelos de escoamento baseados no tráfego actual, podem resultar em reduções de tráfego consideráveis e até no aumento da fluidez.

3) As cidades, e nomeadamente Lisboa, precisam urgentemente de reduzir tráfego e aumentar o espaço pedonal. O espaço pedonal que se pode ganhar no Marquês é muito relevante.

4) Quando o Marquês de Pombal voltar a ser uma "Praça" e não uma "Rotunda", a obra estará, por fim, concluída.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Gestão de Tráfego é cada vez mais tarefa multi-disciplinar

Cada vez mais o tráfego e a gestão do tráfego são matérias pluridiscilplinares e abertas às mais variadas especialidades.
Passamos do tempo em que o modelo matemático da gestão de tráfego é agora substituido por indução, criatividade e, porque não dizê-lo, eficácia.

Admitamos que o formalismo e o desenho podem e devem induzir a gestão de tráfego.

Não deixemos apenas na engenharia uma matéria tão vasta como o desenho ligado com o automóvel. Aliás, essa experiência deu os resultados que temos em termos de desiquilibrio dos espaços em favor do automóvel, sinistralidade rodoviária e congestionamento.


Artigo AQUI
  
"Para estimular as pessoas a andarem mais a pé em Xangai, na China, criou-se uma inusitada experiência de arte na rua – e uma forma de conscientização ecológica. 
São colocadas enormes esponjas com tintas verdes nas calçadas. Quando as pessoas cruzam a rua, formam-se folhas numa árvore desenhada no chão. 
Confira as imagens:




quinta-feira, 6 de setembro de 2012

coisas de Mayors

Fonte NY: AQUI

Fonte Paris: AQUI


 
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