sábado, 5 de novembro de 2011

As gorduras do Estado são afinal...os Transportes Públicos!?

FOTO AQUI

"Supressão das ligações marítimas de Lisboa à Trafaria/Porto Brandão e ao Seixal, redução do horário de funcionamento do Metropolitano de Lisboa, supressão de 22 carreiras de autocarros da Carris e de uma de eléctricos e redução do número de lugares nos comboios da CP nos períodos de menor procura. Estas são algumas das medidas previstas pelo grupo de trabalho nomeado pelo Governo para estudar a reformulação da rede de transportes da Área Metropolitana de Lisboa."

retirado do PUBLICO AQUI

Se me disserem o Transporte Público tem que ser melhor gerido, eu concordo.
Se me disserem que o Transporte Público tem que ser financeiramente auto-suficiente, e que ser auto-suficiente é que é ser bem gerido, eu discordo. Há actividades do Estado que não dão lucro, nem podem dar se pretenderem cumprir o seu papel, de serviço...público! A Saúde, a Educação, os Transportes Públicos são algumas delas.
A Defesa dá lucro? As Forças Policiais dão lucro? A Justiça dá lucro?
A Saúde serve para nos tratar para podermos trabalhar e ser activos. A Educação para nos dar a formação para podermos trabalhar eficientemente.
O Transporte Público serve para nos podermos deslocar de forma ambientalmente sustentável e financeiramente optimizável do ponto de vista da mobilidade colectiva. O Transporte Público cumpre um serviço à Sociedade como um todo, desanuvia o trânsito e permite que todas as pessoas se desloquem. Permite às empresas que os seus trabalhadores possam chegar a tempo e não fiquem horas no congestionamento. Permite ao Estado poupar muito dinheiro em novas vias de comunicação, na sua construção e futura manutenção.A ideia de que o Transporte Público tem que dar lucro, ou que não pode dar prejuízo é, por isso, uma falácia ideológica, de quem tem uma ideia destrocida do papel de uma Sociedade no seu conjunto.

Não querendo personalizar, mas há neste Governo uma ideia de que tudo o que o Estado gasta é desperdício, e andar de transportes públicos é uma delas. Para muitos destes governantes e decisores, a solução é o carro, e o transporte público (que nunca se utilizou ou se pensa vir a utilizar), é mais um gasto difícil de compreender...
Contra todos os documentos internacionais, vamos em Portugal destruir o sistema de transportes públicos, em vez que aproveitar a situação para os modernizar, valorizar e rentabilizar.
Não há lógica nisto e é um erro de uma gravidade incalculável, inadmissível e que não pode vir a ser implementado, custe o que custar!
 
PS1: se vier a ser inevitável reduzir algum serviço, cortar no metro, no comboio ou no barco, como transportes colectivos pesados é, à partida, um erro. É preciso captar mais pessoas para o transporte público e, descanse-se, haverá seguramente mais gente para o transporte público nesta altura de crise. Cortar por exemplo no Barco para o Seixal ou para a Trafaria, é o resultado de se ter continuamente diminuido a sua frequência ou, no caso da Trafaria, do cais da margem norte não estar articulado com a interface de Algés e estar, imagine-se, em Belém e ligado apenas ao comboio. Alguém que venha da Linha de Cascais para a Costa da Caparica passa a ir ao Cais do Sodré, apanhar um Barco para Cacilhas e depois um autocarro para a Trafaria ou para a Costa da Caparica. Um acréscimo de custos inadmissível e incomportável. O facto de haver barcos obsoletos na ligação da Trafaria ou dos horários terminarem às 23h explicará o resto. Há poucas pessoas nesta carreira e poderia haver muitas. A solução é acabar? 
 
PS2: Os autocarros da Carris, pela quantidade de carreiras em parte sobrepostas que existem, parece ser a única solução para uma optimização que não piore o serviço como um todo. Trata-se até de uma oportunidade de criar trajectos inteligíveis, simples, directos, reconhecíveis pelas pessoas, capazes de atrair os utilizadores, libertos de carros, em faixas BUS estanques e respeitadas.
Se calhar haverá lugar a mudar de carreira para fazer o percurso, mas faça-se em nome de um sistema de transportes público eficaz.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado

 
Site Meter