Prado Biodiverso no Corredor Verde em Lisboa (Inverno)
Prado Biodiverso no Corredor Verde em Lisboa (Primavera)
Prado Biodiverso no Corredor Verde em Lisboa (Verão)
"A Comissão Europeia anunciou hoje o grande vencedor do concurso europeu «Um mundo que me agrada» para a melhor solução contra as alterações climáticas. O projeto português «Pastagens Semeadas Biodiversas» foi coroado vencedor do concurso por preconizar uma solução inovadora para a redução das emissões de CO2, a erosão dos solos e os riscos de incêndios florestais, aumentando simultaneamente a produtividade das pastagens." in http://world-you-like.europa.eu/en/success-stories/project-overview/sown-biodiverse-pastures-for-climate-change-mitigation-and-soil-protection/
Uma grande vitória! Um grande reconhecimento!
As pastagens biodiversas são sem dúvida uma grande ideia portuguesa, talhada para o futuro. No meio rural mas também no meio urbano.
Lisboa foi a primeira cidade a apostar em prados biodiversos em meio urbano, numa pequena área experimental de 1.0ha. Fiz muita força para se experimentar esta solução, cujos resultados são excelentes e estão à vista.
Estes prados não necessitam de rega, são altamente estéticos e a manutenção é muito reduzida. Campeões na captação de CO2 no solo e na fixação de azoto, dispensam adubação extra. São altamente atractivos para a biodiversidade animal, designadamente insectos e aves. Acho que é uma solução a ter em conta se quisermos ter vastas áreas urbanas e peri-urbanas com qualidade, baixa manutenção e um carácter natural.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado