Chama-se Nicolás Gaitán, custou 8,5 milhões de euros ao Benfica e não se admirem se o virem nos autocarros, eléctricos, metro ou comboios de Lisboa. Ou de barco, a caminho do Centro de Estágios do Seixal. Porquê? Gaitán é fã dos transportes públicos.
Segundo noticia hoje o jornal i, Gaitán "sempre esteve à vontade nos transportes públicos".
"Quando já tinha quase 20 anos e se tornava num jogador importante no Boca Juniors, ia para os treinos de autocarro, passando despercebido no meio dos adeptos", explica o jornal português.
Gaitán, de 22 anos, diz que não pensa em comprar carro, como a quase totalidade dos futebolistas. "Quando não tenho boleia vou de transportes públicos. Se sempre fiz assim, porquê mudar?", explicou.
No início do ano noticiámos aqui que o brasileiro e ex-campeão do Mundo de futebol, Raí, tinha decidido "abrir mão de ter um carro", e que agora dedica parte do seu tempo a tentar que outros o façam.
"Foi uma decisão influenciada por uma experiência fora do Brasil. Morei em Londres entre 2006 e 2007 e, quando voltei, já estava decidido a vender o carro e passar pelo menos um ano sem automóvel para er como seria esta experiência em São Paulo. E gostei bastante, tanto que estou sem carro há dois anos. Melhorou muito a minha qualidade de vida. Já estava com pouca paciência para o trânsito", disse o ex-futebolista ao jornal brasileiro O Tempo.
Raí diz agora que se divide entre os transportes públicos e a bicicleta e que a sua qualidade de vida melhorou. "Sem dúvida, ganha-se muito. Sinto-me menos stressado e, quando apanho boleia [ou viajo de transportes públicos] posso telefonar ou ler. Acabo por poder adiantar algumas tarefas que, caso estivesse a guiar, não poderia fazer. Acho que o trânsito cansa e stressa-nos. Não compensa", afirmou."
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