FOTO MERCADO DA RIBEIRA, LISBOA AQUI
O comércio na rua vai alavancar a retoma nas cidades
O comércio de rua, o mercado de bairro esquecido nas novas urbanizações, a rua vivenciada, arborizada, com tráfego reduzido, segura, são elementos fundamentais para uma nova cidade.
Uma cidade com menos carros, habitada, ecológica, participada.
Uma cidade que abandonará os mega-shoppings para comprar produtos locais, onde as pessoas de transporte público, a pé e de bicicleta se deslocam tranquilamente e naturalmente.
Uma cidade em que se vive, se estuda e se trabalha mais próximo e onde o carro serve apenas para o indispensável.
Uma cidade que recupera habitantes, gente. Recupera vida!
Os sinais estão aí. Saibamos aproveitar o momento.
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"Visitas aos centros comerciais caem 11,2 por cento
10.05.2011 - 12:53 Por Ana Rute Silva
Os portugueses estão a gastar menos dinheiro cada vez que vão às compras, pagam mais pelos produtos e deixaram de fazer tantas visitas aos centros comerciais. A crise económica fez disparar o consumo de marcas da distribuição, cuja quota nos lares atinge os 37 por cento, uma subida de 9,5 por cento no primeiro trimestre, face ao período homólogo.
De acordo com os dados hoje apresentados pela Kantar Worldpanel, entre Janeiro e Março os centros comerciais receberam menos 11, 2 por cento de visitas. Sónia Antunes, directora da empresa de estudos de mercado, diz que há três anos consecutivos que os centros comerciais sofrem uma queda de visitantes, o que "leva a uma redução de compras por impulso".
Há um ano atrás, os portugueses levavam mais 3,5 por cento de produtos no cesto; este ano há uma redução de 2,9 por cento. Em vez de comprar todos os produtos de uma só vez, o consumidor também decidiu ir com mais frequência ao supermercado."
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