Na Rebelva - Carcavelos, está quase pronto o projecto que coordenei com uma equipa de vários colegas, a Ana Paiva, a Inês, o Rui, A Marta e o Fernando, que foi gerido na fase projectual pela Câmara Municipal de Cascais e construída depois pela EMAC.
Após meses de projecto e vários meses de obra, o resultado agrada-me! Trata-se de uma intervenção de requalificação dos espaços exteriores, infelizmente quase sem tocar nas ruas e no espaço viário de forma a reduzir a velocidade automóvel, que introduz fortemente os conceitos da racionalização da manutenção como ponto de partida para o desenho de projecto. Ou seja, as opções de projecto assentam em pressupostos de poupança de água, maior resistência da vegetação e dos materiais e na possibilidade de redução drástica de homens/hora na manutenção.
Através da criação de remates orgânicos que resolvem os pisoteios, o espaço define e trabalha as áreas de recreio activo através de um campo de jogos tradicionais, um campo de futebol em relva, e formaliza a maioria das áreas relativas a zonas verdes de enquadramento.
Há áreas de pracetas intimistas, onde as pequenas estadias e a vegetação mediterrânica tocam a casa e chamam à conversa dos vizinhos.
Há também pracetas que miram a Paisagem a Nascente. Há um percurso pedonal e ciclável norte-sul que permite um atalhar para a estação de comboios. Finalmente, um espaço de hortas comunitárias, uma das minhas grandes esperanças nesta intervenção, que tem gerado enorme interesse dos futuros interessados.
Está quase pronto!
sábado, 27 de fevereiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado