quinta-feira, 13 de maio de 2010

Hoje é o 1º dia em que ganhamos dinheiro para nós em 2010

Créditos da Foto: Aqui

Mais um dia que o ano passado. Trabalhamos de 1 de Janeiro a 13 de Maio para pagar impostos.

Na verdade, para pagarmos o tipo de vida que temos.
Um País que quer ter um Hospital em cada Concelho, urgências abertas a noite toda em qualquer lado do País, Auto-Estradas de borla, Espaços verdes inuteis nos taludes das estradas, regados com água potável, um País que ilumina todos os cruzamentos, todas as ruas na potência máxima de um desperdício, um País que não cultiva a terra e manda vir tudo o que comemos de camião da Europa. Um País que se demite de ter estratégia de solos e manda as autarquias marcarem as suas próprias Reservas Ecológicas Nacionais!

E logo hoje, depois de uma semana em que nos embebedaram com eventos e consagrações, uma chuvada torrencial de medidas de austeridade foram despejadas rua baixo, com a oposição distraída envolta em cachecóis encarnados, de vela na mão ou no shopping em dia de tolerância de ponto.

"Anunciaram um pacote de medidas para aumento dos impostos, eu preferia ver um pacote de medidas de contenção mais séria na despesa" diz hoje ao PUBLICO o Presidente do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), João Duque.
Pois eu também!

Aumentar impostos é realmente a única arma dos Governos para equilibrar contas. Durante anos e anos empresas municipais, Institutos públicos da mais diversa ordem ampliaram e duplicaram toda uma gama de despesas públicas, em muitos casos (não em todos!) duplicam mesmo as tarefas que eram realizadas em serviços municipais. Não se corta na despesa porque temos uma Economia assente em prestação de serviços, uns aos outros, sem produção própria. Todos sabem que se fecharem a torneira do crédito internacional, acabou tudo. Resta-lhes subir impostos, porque pôr o País a produzir ninguém sabe.
Quando digo ninguém ,digo mesmo ninguém.
 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado

 
Site Meter