segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Ai, ai, ai...isso é que não!

Alemanha quer prolongar vida de centrais nucleares

(http://www.publico.pt/Mundo/alemanha-quer-prolongar-vida-de-centrais-nucleares_1454516)


"O acordo quer dizer que vamos ter segurança energética", declarou a chanceler, dizendo-se "muito satisfeita" com a decisão tomada após uma polémica de meses e uma maratona de discussões que terminaram na noite de domingo.

As centrais que foram construídas antes de 1980 vão estar em funcionamento mais 8 anos para além do prazo antes previsto de encerramento, definido no Governo do antecessor de Merkel, Gerhard Schröder. As mais recentes terão 14 anos adicionais. O país vai, assim, produzir energia nuclear durante as próximas três décadas, nota a revista "Der Spiegel".

O acordo pede uma contribuição das empresas que produzem energia atómica para investimento em energias renováveis – que não são ainda, disse Merkel, suficientes para compensar um encerramento das centrais atómicas. "A energia nuclear é uma tecnologia de ponte", sublinhou.

A notícia foi boa para a bolsa alemã, que subiu, puxada por duas empresas de produção de energia atómica, a E.ON e a RWE. Mas poderá não ser tão boa para o Executivo de Merkel, já que a extensão do nuclear não é muito popular e o Governo está com baixa aprovação (numa sondagem da estação de televisão ARD, 81 por cento dos inquiridos diziam não estar satisfeitos com o Executivo).

A oposição reagiu em força e o líder dos sociais-democratas (SPD), Sigmar Gabriel, prometeu desafiar a decisão em tribunal, para obrigar o Governo a levá-la ao Bundesrat, o Conselho Federal, onde SPD e Verdes a chumbariam (é dúbio se é preciso apenas aprovação do Bundestag, o Parlamento, ou ainda do Bundesrat).

A decisão alemã surge quando outros países europeus, incluindo Itália e Suécia, reconsideram políticas em relação à energia atómica.


--
Duarte d´Araújo Mata

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado

 
Site Meter