


in CMO online em
"A "Marginal Sem Carros" realiza-se no próximo domingo, dia 23 de Setembro, das 10H00 às 13H00, entre Caxias e a Praia da Torre, em Oeiras. Durante três horas, a Câmara Municipal de Oeiras encerra a Av. Marginal ao trânsito automóvel para pleno usufruto dos muitos milhares de pessoas que aderem anualmente a esta iniciativa.
Como é habitual, o Município de Oeiras proporciona um conjunto de atividades diversificadas ao longo do percurso – saúde, atividade física, ambiente e mobilidade –, com o objectivo principal de sensibilizar os munícipes para a utilização de formas alternativas de mobilidade e transporte, como a utilização da bicicleta, de transportes públicos – comboio e autocarro – ou fazendo percursos a pé, inibindo a utilização automóvel e a respectiva poluição."
É assim em Oeiras:
A "Marginal sem carros" é uma manhã bem passada...
Corta-se o trânsito e podemos desfrutar de espaços magníficos...mas só durante um período restrito de tempo.
E depois? Que acontece com esta "medida" da Semana Europeia da Mobilidade?
Nada.
Tudo fica igual num dos Concelhos do País onde mais é mais dificil fugir ao carro.
Os espaços pedonais são espaços específicos para "se ir andar a pé".
Não há nenhuma rede ciclável, os equipamentos e a urbanização foram cuidadosamente colocados fora do alcance dos transportes públicos e a rede viária é proibitiva das bicicletas.
Tudo conjugado dá que a grande medida da Semana Europeia da Mobilidade de Oeiras é cortar 3 horas a marginal aos carros.
Às 13h tudo voltou ao normal...
Não há medidas em prol da mobilidade sustentável em Oeiras.
Ninguém se lembra já da última que tenha sido tomada...