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Algumas noticias das medidas de restrição automóvel no Marques de Pombal no dia (ou nos dias) a seguir:
"Nova circulação complica trânsito em hora de ponta no Marquês" in "i"
Algumas noticias das medidas de restrição automóvel no Marques de Pombal uns dias depois:
"Coração de Lisboa regressa à normalidade. Trânsito a fluir" in "RR"
"Automobilistas enfurecidos com trânsito na rotunda do Marquês " in JNegócios
"Caos no trânsito em Lisboa no primeiro dia do novo Marquês" in Publico
"Nova circulação complica trânsito em hora de ponta no Marquês" in "i"
Algumas noticias das medidas de restrição automóvel no Marques de Pombal uns dias depois:
"Coração de Lisboa regressa à normalidade. Trânsito a fluir" in "RR"
A normalidade regressou esta manhã à rotunda do Marquês de Pombal" in "Público"
Conclusões:
1) Menos espaço viário gera complicações nos dias seguintes. Alterações de hábitos são sempre tudo menos pacíficas.
2) Menos espaço viário e restrições de tráfego podem não ser medidas resultantes de modelos de tráfego apoiados em fluidez mas é sem dúvida uma indução que, contrariando os modelos de escoamento baseados no tráfego actual, podem resultar em reduções de tráfego consideráveis e até no aumento da fluidez.
3) As cidades, e nomeadamente Lisboa, precisam urgentemente de reduzir tráfego e aumentar o espaço pedonal. O espaço pedonal que se pode ganhar no Marquês é muito relevante.
4) Quando o Marquês de Pombal voltar a ser uma "Praça" e não uma "Rotunda", a obra estará, por fim, concluída.
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