quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Chuva "bem chovida"


19.11.2014: Cai em Lisboa há várias horas uma chuva ininterrupta. A que o povo chama de chuva "bem chovida", mas que ao contrário da que caiu a 22 de Setembro ou 13 de Outubro em Lisboa, não é com intensidade capaz de provocar inundações relevantes em meio urbano, já que o sistema de drenagem vai funcionando para esta pluviosidade. 

Por outro lado, fora do ambiente urbano, este tipo de chuva vai provocar muito em breve a saturação completa dos solos, pelo que é provável que deslizamentos e derrocadas aconteçam! Os leitos vão transbordar. Serão as tradicionais cheias. 
Estas cheias também não têm solução (como se sabe), mas também aqui o grau de afectação pode ser minimizado dependente do grau de ocupação dos leitos de cheia e pela maior salvaguarda de áreas de infiltração preferencial e recarga de aquíferos, pela maior ou menor capacidade de retenção de águas pelos solos, )para os quais contribui a qualidade física do solo - melhor estrutura do solo) bem como o grau de revestimento vegetal arbustivo ou arbóreo.

Foto AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado

 
Site Meter