segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

O jogo da imitação

"O jogo da imitação" é um filme indispensável!


Interesso-me pelos acontecimentos em torno da II Guerra Mundial, já conhecia o prodígio que foi desvendar o código da Enigma e que permitiu um poder estratégico aos Ingleses decisivo, face à manifesta superioridade Alemã até ao momento.
Mas o que é extraordinário nesta história é o papel decisivo que determinadas personagens assumem, nomeadamente acreditando no papel da investigação científica mesmo quando o diagnóstico e os caminhos previstos pareciam ser nebulosos e incertos. Financiar a investigação implica muitas vezes permitir estudar "no vazio".
Passos e Crato deviam mesmo ver este filme! É que a ideia da investigação científica na dependência de orientações de empresas e objectivos definidos ainda na fase preliminar dos problemas teriam invalidado o caminho visionário de Alan Tourning quando pediu, com sucesso,  financiamento estatal de 100.000 libras para algo que só ele acreditava. 
O papel visionário das cúpulas britânicas à época é impressionante,  passando por cima dos poderes intermédios que, como sabemos, tantas vezes definem e decidem o curso dos acontecimentos por cima de critérios de meritocracia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado

 
Site Meter