quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A Alegoria dos Jardineiros e dos Lenhadores



FOTO AQUI



Esta poderia ser a Alegoria da Caverna, mas não é.

Podia ser numa qualquer caverna! Mas não é.
Mas pode ser numa qualquer Cidade aí ao virar da esquina.



Esta é uma história de jardineiros, lenhadores e árvores.
De um lado, jardineiros. Do outro, lenhadores.
A tarefa: plantar árvores, ter mais árvores, numa terra despovoada e desertificada.

Nessa cidade, os jardineiros esperaram anos e anos para ver os lenhadores plantar árvores.
Mas os lenhadores não as plantavam e a Paisagem cada vez ficava mais deserta. Apenas as cortavam os lenhadores!
Nos seus discursos longos e empolgantes, nos seus estudos repletos de alto conhecimento, nas Universidades onde também lecionavam, os lenhadores nunca perdiam muito tempo a falar de florestas nem de árvores, apenas discutiam quais os melhores métodos para as cortarem.

E até publicavam muitas teses com isso!

Mas na Paisagem, cada vez menos árvores existiam...


Os jardineiros, ao fim de muito tempo, resolvem um dia assumir essa tarefa, até porque os jardineiros, de outra perspectiva, estudaram muito e já sabiam umas coisas sobre o assunto. Para além dos seus jardins e das suas flores, decidem então, com determinação e muita imaginação, começar a plantar árvores e a plantar florestas. Árvore após árvore, muitas vezes enfrentando difíceis contextos, as populações já viam e reconheciam o esforço do seu trabalho.

Finalmente, a Paisagem tinha mais árvores e não havia dúvida que o ar estava mais fresco, mais limpo.

Claro que para haver mais árvores, havia menos espaço para a terra aberta e os que estavam habituados a isso protestavam! "Gosto de árvores", diziam, "mas aqui?" Outros diziam "Árvores? Sim, claro, mas não da maneira como está a ser feito!"

Os lenhadores, um dia perceberam que havia outros que resolveram fazer o trabalho que a eles cabia.
Ficaram furiosos!
Ao princípio barafustaram muito e puseram-se ao lado dos que criticavam as "árvores aqui" ou dos que se lamentavam sobre a forma como as árvores estavam a ser plantadas.
Que desespero, que agressividade, os lenhadores saíram depois para o terreno apressados, esses grandes especialistas em árvores, e logo agora os jardineiros as plantavam e, que desgraça, a floresta ganhava vida e já havia uma vida imensa associada à nova floresta, arbustos cresciam vigorosos por debaixo e animais nunca vistos circulavam alegremente por entre os troncos. Bem ou mal, a floresta lá estava, já se via, já se viam os resultados. E toda a gente só falava dos jardineiros, não podia ser.

Então, os lenhadores um dia resolveram anunciar que, naturalmente, iam assumir responsabilidades na criação de florestas. Sim, florestas é com os lenhadores!
Mas os dias passaram e continuavam a ser os jardineiros a plantar árvores e toda a gente ia perguntar aos jardineiros pelas árvores e pelo resultado das plantações e dos novos animais da floresta. E aos lenhadores ninguém perguntava nada! E os lenhadores que logo sabiam tanto de árvores! Nunca mais os lenhadores plantavam árvores e tanto tempo perdiam a criticar o trabalho dos jardineiros, a comentar, a explicar como fariam se fossem eles os lenhadores a plantar árvores.

Um dia, naquela caverna, naquela terra, saiu uma lei que dizia, mais ou menos isto, embora de forma genérica e sem especificar ao certo onde, nem como: cabia aos lenhadores plantar as árvores!


E então, logo os lenhadores anunciaram, com pompa e circunstância, que iam mesmo plantar as árvores por que sempre se esperou, mas que afinal todo o trabalho de plantação de árvores pelos jardineiros era meritório e logo descansaram toda a gente sobre o futuro desse trabalho: "está garantido", diziam, "vamos terminá-lo", "já estamos a pensar nisso", no fundo esse trabalho vistas bem as coisas sempre foi deles, dos lenhadores, nós sempre o soubemos, toda a gente o sabe, aliás eles é que sabem muito de árvores, até já tinhamos contado essa parte aqui na história, os lenhadores é que sabem de árvores, mesmo que até nunca as tenham plantado, eles é que sabem e toda a gente tem que perceber que são os lenhadores que percebem mesmo de árvores!
Ainda há dúvidas?

Não, já não há.

Claro está, que os jardineiros, que já tinham esperado tanto pelas árvores e pelas florestas, mesmo quando já se esperava que os lenhadores tratassem delas, que decidiram desde logo continuar com o seu trabalho, deixando claro que os lenhadores pudessem aplicar as medidas que tanto diziam saber fazer, até porque os lenhadores tinham algumas ferramentas imponentes que lhes permitiam fazer o trabalho em boas condições, e até tinham vontade, e diziam que queriam mesmo...

Os jardineiros dedicaram-se então à árdua tarefa de consolidar alguns dos trabalhos já executados nas suas florestas e, dentro dos seus jardins plantar também as árvores necessárias, até porque, claro está, todas juntas podem até fazer uma floresta e ligar às outras florestas, as que existem e as que os lenhadores seguramente vão plantar, porque eles dizem que sabem melhor que ninguém como se plantam...


E foi com descontracção, mas com a mesma determinação de sempre, que os jardineiros voltaram a sair à rua plantar mais árvores.
E, pelo menos à hora que saíram, e o sol já ia bem alto, os lenhadores, pelo menos aparentemente, ainda dormiam...


1 comentário:

  1. Brilhante!... só é pena esse enorme espaço vazio, que continua sobre alçada dos lenhadores, e onde as árvores tanta falta fazem!

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado

 
Site Meter