domingo, 1 de julho de 2012

"Proibido cães...e dejetos"!

Achei graça a esta placa, porque ela pode ser  totalmente redundante. Ou não.
São proibido cães...e os seus dejetos. 

Ora, o problema dos cães, a meu ver um dos grandes problemas ambientais e cívicos de Portugal, onde a generalidade dos "donos" dos cães (há excepções, claro) impõem as suas regras à restante Sociedade. O cão é rei e senhor dos nossos passeios e dos nossos jardins. Relvas, regadas, adubadas e cortadas para, supostamente, nos deitarmos ou corrermos por lá, são espaços (ainda mais) decorativos. 

Dejetos de cão vemos por todo o lado. Nos passeios, jardins, mobiliário. Todo o lado.
Mas também se vêm cães a correr pelas áreas sub-arbustivas, a urinarem em todo o lado, a esgravatarem intensamente as plantas até danificar sistemas de rega e arrancarem as plantas. 
Boa parte dos danos no espaço público hoje são causados por falta de higiene (lixo e dejectos de cão), degradação (falta de manutenção, grafitis e vandalismo, este último incluindo o gerado pelos cães).

Confunde-se muito criticar o excesso de liberdade dos animais de estimação com falta de amor para com os animais. Eu gosto muito de animais mas eles têm que gostar de mim e para isso têm que passar a respeitar o espaço público. O meu e de todos.
E isto passa por uma mudança de atitudes da Sociedade para com os donos dos cães, já que com conselhos e educação não se consegue. 
Vai custar mas julgo que não deve haver outro caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado

 
Site Meter