quarta-feira, 11 de julho de 2012

Sobre a dimensão das causas dos incêndios florestais

IMAGEM AQUI

Não perco muito tempo com as tragédias estivais dos incêndios na TV.
Directos, gritos, dramas. É mais do mesmo.

Muito se discute sobre os efeitos e muito pouco sobre as causas. Pelo menos sobre as causas ecológicas e territoriais. Normalmente as causas que se discutem são o desleixo, queimadas, fogueiras ou fogo posto. Dos meios discute-se se os bombeiros chegaram a horas, se os ventos ajudaram, se o clima foi conforme e se havia meios aéreos.


E tudo o resto? Tudo o que realmente causa este flagelo? As verdadeiras causas.

No Inverno discutimos os dramas das cheias. No verão os incêndios. Até quando?

Adapto em seguida o texto de um post do CEAP/ISA com a divulgação do livro:

Recentemente foi lançado um livro com os resultados do projecto "A dimensão social dos incêndios florestais" (PTDC/GEO/65344/2006), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. O Projecto foi coordenado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Professora Doutora Fantina Tedim) e tem como entidade parceira o Centro de Estudos de Arquitectura Paisagista "Prof. Caldeira Cabral" (ISA/UTL), entre outras.

"A dimensão social dos incêndios florestais", teve a colaboração do Centro de Estudos de Arquitectura Paisagista Prof. Caldeira Cabral (ISA/UTL)

O livro "destaca a importância de integrar a dimensão social no planeamento e na gestão do risco de incêndio em Portugal". O Centro de Estudo de Arquitectura Paisagista "Prof. Caldeira Cabral" colaborou na redacção do livro com um capítulo intitulado "O Ordenamento do Território na Prevenção dos Incêndios Rurais", no qual se propõe um modelo de ordenamento, em que se valoriza o mosaico rural agro-silvo-pastoril e a substituição progressiva do pinheiro e do eucalipto por espécies autóctones, como os carvalhos, o castanheiro e outras folhosas.

Dados do Livro:
"A Dimensão Social dos Incêndios Florestais Para uma gestão integrada e sustentável"
Fantina Tedim (Coord.), Douglas Paton (Coord.)
Editor: Estratégias Criativas
ISBN: 978-989-8459-10-7
192 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado

 
Site Meter