sábado, 6 de outubro de 2012

2 reflexões na ressaca de um dia de cabeça para baixo

1) O PS propõe a redução do número de Deputados:
(notícia Aqui)

Tal como a redução de 5% nos vencimentos dos titulares de cargos políticos foi uma medida populista e inconsequente do PSD, assim esta medida o é. Mais do que reduzir despesa, esta proposta é a vingança às moções de censura que, mais do que tentar derrubar o Governo, quiseram afrontar o PS. 
Pelos blogues, artigos de jornais, posts do FB, percebe-se que é um medida bem vista pelos Portugueses que acham que o Parlamento e os Deputados são "todos iguais", "querem é techo" e outros disparates.

Não deixa de ser uma boa jogada política esta do PS. Porque ao PCP e ao BE será muito difícil de contrariar esta medida. Mais uma vez ficarão dependentes da vontade do...CDS/PP.

O cerne da questão na Assembleia da República é acima de tudo o problema da representatividade. 
É importante que uma reforma permita garantir três coisas:

Primeira: A maior representatividade possivel parlamentar, facilitando a eleição do 1º deputado e a criação de condições de trabalho e de afirmação para o maior número possivel de partidos. Será um favor que se faz para reduzir a exclusão e o perigo dos extremismos.

Segunda: Maior proximidade dos cidadãos com o deputado eleito, criando circulos nacionais e circulos uninominais. 

Terceira: Garantir que o lugar de Deputado é, por si só, um lugar de prestígio, dando condições de trabalho efectivas a uma boa representação e garantindo uma remuneração adequada a esse cargo. Pagar menos aos deputados é cada vez mais afastar os bons da política. 


2) Por um Candidato Ecologista nas Eleições Presidencias de 2015!
(in "causes": fonte AQUI)

Pelo que se tem visto deste Presidente da República, e a bem da sua valorização como órgão válido e operativo do nosso País, foi para mim imediato aderir a esta causa.
A Ecologia Política é, para muita gente, uma doutrina desconhecida. Mesmo dentro do mundo "ecologista" diverge-se quanto ao que é o seu papel. 
Será a defesa dos Passarinhos, da Natureza?
A ecologia política resolve problemas sociais ou só se preocupa com o "natural"?
É claro que a Ecologia Política é uma doutrina com um enorme potencial mobilizador e com respostas sociais e económicas para resolver os problemas do nosso País.
Nada melhor do que aproveitar as próximas eleições presidenciais de 2015 para catalizar um candidato ecologista que dinamize uma 3ª via. Catalizar o melhor da esquerda e o melhor da direita numa solução que promova novos valores de desenvolvimento, que não sejam só "mais facturação" mas sim a mais-valia dos investimentos, a sua sustentabilidade, o seu equilibrio ambiental, motivando a poupança e aboa gestão e gerando coesão social e territorial.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado

 
Site Meter