domingo, 30 de junho de 2013

Cascais: Positivo e Negativo

POSITIVO:

Tenho tido algumas boas surpresas quando me desloco a Cascais nos últimos tempos: para além do Parque das Penhas do Marmeleiro e do renovado Parque Palmela, fiquei rendido ao centro de interpretação da Cresmina, no Guincho, e respectivo percurso interpretativo ao longo das dunas.


Se o local por si já era de cortar a respiração, com este percurso vemos a extraordinária recuperação que tem sido feita em toda aquela área dunar, pelo facto de não haver pisoteio. O edifício do centro de interpretação é bonito e simples e perspectiva boas visitas e a informação necessária.

NEGATIVO:

1) Os carros num dia de praia estacionam por todo o lado sem qualquer respeito pelo peão.
Todas as nesgas de terreno transformam-se de imediato num cómodo lugar de estacionamento para quem não quer saber quanto custou ao contribuinte os investimentos em espaço público. No percurso interpretativo da Cresmina, tanto a entrada superior, como a inferior, estavam cuidadosamente bloqueadas. A foto é esclarecedora. Se as entidades competentes quiserem, poderei enviar o original. Não as vi por lá a bloquear e a multar. É um problema generalizado no País.

2) O Sistema de Bicicletas de Uso Partilhado de Cascais está obsoleta. Não passa pela cabeça hoje que para recolher uma bicicleta seja preciso preencher papeis num posto e que depois não haja nenhum impedimento a que a bicicleta não seja devolvida de forma a ser re-utilizada por novos utilizadores. Um sistema de bicicletas de uso partilhado não é um aluguer de bicicletas gratuíto. A quantidade de bicicletas que irão passar o dia ao sol da praia enquanto inúmeros potenciais utilizadores, à mesma hora, ficaram sem transporte e optaram pelo carro é a prova que é preciso renovar este sistema que já teve o seu tempo. Para mais, para reservar uma bicicleta por tempo indeterminado existem os alugueres de bicicleta, privados, negócio que desta forma é altamente afectado por uma iniciativa pública, sem justificação.

2 comentários:

  1. Totalmente de acordo.
    Acrescento que uma amiga minha, de visita a portugal, com quem fui dar uma curta volta de bicicleta, ao fim da tarde, foi "alugar" uma bica às 8 da manhã, para ter a certeza de poder acompanhar-me. Ainda procurámos um serviço de aluguer de bicicletas alternativo mas, naturalmente, não existe na zona de Cascais porque têm uma concorrência feroz e desleal das bicas.

    ResponderEliminar
  2. Cascais é só marketing.

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado

 
Site Meter