terça-feira, 5 de novembro de 2013

O corredor verde da Ribeira de Barcarena

Nascendo na Serra da Carregueira e terminando na praia de Caxias, a Ribeira de Barcarena é mais um dos potenciais corredores verdes metropolitanos. Começando no Concelho de Sintra onde atravessa o Cacém, onde se chama de Ribeira das Jardas, entra em Oeiras pela Fábrica da Pólvora.
O vale formado por esta linha de água é quase sempre encaixado, fruto da erosão da geologia basáltica. Próximo da foz, a Ribeira furou mesmo uma antiga cratera vulcânica.
Numa visão abrangente da Área Metropolitana, a criação de corredores verdes através das principais linhas de água e vales é um aspecto fundamental para o funcionamento dos ecossistemas, com a criação de continuidade ecológica, em contraponto à criação de Parques Urbanos convencionais, cujos custos de instalação e manutenção se tornam inviáveis, e cujo conceito não responde às necessidades e aspirações das populações. 
A Ribeira de Barcarena devia ter uma estratégia integrada que a tornasse um corredor multi-funcional, assente na sua linha de água e margens requalificadas e na criação de um conjunto de valências paisagísticas que tirassem partido das actividades produtivas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado

 
Site Meter