sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Portuguese project crowned best climate solution in European competition

Prado Biodiverso no Corredor Verde em Lisboa (Inverno)

Prado Biodiverso no Corredor Verde em Lisboa (Primavera)

Prado Biodiverso no Corredor Verde em Lisboa (Verão)

"A Comissão Europeia anunciou hoje o grande vencedor do concurso europeu «Um mundo que me agrada» para a melhor solução contra as alterações climáticas. O projeto português «Pastagens Semeadas Biodiversas» foi coroado vencedor do concurso por preconizar uma solução inovadora para a redução das emissões de CO2, a erosão dos solos e os riscos de incêndios florestais, aumentando simultaneamente a produtividade das pastagens." in http://world-you-like.europa.eu/en/success-stories/project-overview/sown-biodiverse-pastures-for-climate-change-mitigation-and-soil-protection/

Uma grande vitória! Um grande reconhecimento!

As pastagens biodiversas são sem dúvida uma grande ideia portuguesa, talhada para o futuro. No meio rural mas também no meio urbano.

Lisboa foi a primeira cidade a apostar em prados biodiversos em meio urbano, numa pequena área experimental de 1.0ha. Fiz muita força para se experimentar esta solução, cujos resultados são excelentes e estão à vista. 
Estes prados não necessitam de rega, são altamente estéticos e a manutenção é muito reduzida. Campeões na captação de CO2 no solo e na fixação de azoto, dispensam adubação extra. São altamente atractivos para a biodiversidade animal, designadamente insectos e aves. Acho que é uma solução a ter em conta se quisermos ter vastas áreas urbanas e peri-urbanas com qualidade, baixa manutenção e um carácter natural.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado

 
Site Meter