quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O "outro" CO2...

Esta notícia marca bem qual o verdadeiro "termómetro" do Planeta: a sua Biodiversidade!
 
Foto e Notícia em http://ecosfera.publico.pt/biodiversidade/Details/o-planeta-pode-estar-a-perder-a-coluna-vertebral-da-biodiversidade_1462962

A Biodiversidade é o resultado da qualidade dos Habitats, da sua diversidade e do seu equilibrio.
O problema é complexo, mas simplificadamente não basta dizer-se que temos uma área propícia ao desenvolvimento de uma espécie ou grupos de espécies. A dimensão, a unidade, até a forma da referida parcela, saber-se se está em rede com outras, todos esse aspectos configuram o sucesso de uma espécie e, por isso, o sucesso de toda uma cadeia que com ela se relaciona.
 
É por isso que é necessário proteger-se os Habitats, as reservas de solos potenciadoras de Habitats, todas as espécies animais e vegetais, por mais insignificantes que nos possam parecer, e até aquelas que, sem sabermos, podem constituir a causa do colapso de um determinado ecossistema.
 
É por isso que o frenético empenho na não emissão de CO2 é um erro, pois configura falhar o alvo. O alvo é a Biodiversidade e o CO2, porque é muitas vezes associado a emissões e acções sobre o território), é apenas um "meio". É na Biodiversidade que podem e têm que se ser criados mecanismos de protecção (Fundos de Conservação e outros) e toda uma gama de políticas de protecção territorial que trazem repercussões, a serem medidas em Biodiversidade.
 
Entenda-se: Biodiversidade é o resultado do equilibrio do território, e não sinónimo de "muita diversidade" ou "muitas espécies".
 
Enquanto a banca dinamiza (e financia) o mercado do CO2 sem sabermos bem o seu interesse para além do próprio...mercado, a comunidade internacional começa agora a falar do verdadeiro problema global. faltam agora os mecanismos. E depressa, andámos a perder demasiado tempo com o CO2.
 
Nota: Porque o CO2 está tantas vezes ligado a processos ineficientes do ponto de vista energético, a tomada de atitude que está associada a tantas acções públicas e privadas visando a sua redução é positiva, porque acaba por afectar positivamente o processo ineficiente em si mesmo. Daí que esteja de acordo com a generalidade das soluções e campanhas nesse sentido.
Mas a subversão desta lógica da eficiência energética, conduz a que, em nome de um CO2 "nulo", se defenda o Nuclear como solução energética, o Carro Eléctrico como a solução de mobilidade, a ECO-construção em locais onde a edificação é desaconselhada, e por aí fora.  Esse tem sido o mal do CO2...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado

 
Site Meter