domingo, 2 de janeiro de 2011

A bicha da Estrela

Os ecologistas são quase sempre acusados de se oporem ao "progresso", de serem do contra e de não deixarem fazer... "obra".
É claro que é na definição de "obra" que se explicam algumas oposições conhecidas a empreendimentos dispendiosos e contra-producentes.
Não seria o caso deste que a foto mostra.

Na Serra da Estrela, uma Estrada Nacional permite o acesso de veículos à cota superior a 1900m. Esta situação acarreta um serviço permanente de limpeza de neve, fortemente assente na utilização de sal na via, com consequências gravíssimas para os aquíferos, mas também na flora local que apresenta algumas alterações em redor das estradas "salgadas".

Muitas obras viárias sem benefícios económicos e muito menos ambientais têm sido construídas pelo País.
Na Serra da Estrela, os ecologistas há muito que defendem que a ligação Seia - Covilhã possa ser feita em túnel. Um túnel útil, pois permitia acabar com muitos milhares de veículos, incluindo pesados, que sobem ao ponto mais alto de Portugal Continental e, por isso, significar menos esforço de limpeza e menores custos ambientais.

Em tempos de crise, este túnel será de certeza uma miragem. Resta propor uma alternativa exequível, com as infra-estruturas existentes.

Plano B: Terminar o teleférico entre as Penhas da Saúde e a Torre e estruturar um parqueamento em seu redor capaz de receber os milhares de visitantes no Inverno. Nada de mais, basta conhecer outras montanhas semelhantes na Europa e no Mundo. Destaca-se aqui ao lado os Picos da Europa ou os Pirinéus.
O acesso ao topo a partir das Penhas da Saúde seria feito desta forma e permanentemente durante o ano. Sempre que a via permitisse circular, um serviço de autocarros poderia fazer a viagem entre as Penhas da Saúde e a Torre. No sentido de Seia, o Sabugueiro seria a "porta" de entrada, à cota 1500m e o acesso seria unicamente possível através de um serviço de autocarros quando a estrada o permitisse.

Plano C: Manter os acessos rodoviários possíveis, mas cobrar portagem entre as Penhas da Saúde - Torre - Sabugueiro. Esta portagem seria uma Taxa a reverter para o Parque Natural e os valores deveriam ser capazes de reduzir o tráfego em transporte individual. Mantinha-se o teleférico e o serviço de autocarros, sendo economicamente mais vantajosos para o visitante.


Não fazer nada na Serra da Estrela será deixar que a pressão fortíssimas sobre este património se mantenha bem como a degradação daqui resultante.
O estado das nossas Áreas Protegidas é, infelizmente, pouco "famoso". Estamos muito habituados a discutir este assunto em torno dos incêndios, das infestantes ou da caça. Mas a neve é, na Estrela, um assunto incontornável, como se sabe.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado

 
Site Meter