sexta-feira, 8 de abril de 2011

Agricultura Urbana em Congresso, por estes dias

IMAGEM AQUI
 
Depois de anos e anos, gozando Gonçalo Ribeiro Telles por defender hortas nas Cidades (ou que os relvados fossem substituidos, sempre que possivel, por prados e predados por...ovelhas, em vez do corta-relvas), eis que um Município em Portugal (o Seixal) organiza um congresso internacional sobre o tema.

Com a crise em pano de fundo, percebe-se como importante é aplicar medidas de planeamento ambiental no território, que geram a chamada "RESILIÊNCIA" no território, constituíndo mecanismos de redução de despesa e capacitação das populações para reduzir gastos em deslocações, em energia e ainda custos financeiros associados.
 
Mais importante teria sido aplicar estas políticas como mecansimos de transição, para que agora estivessemos preparados com...RESILIÊNCIA.
 
Mas assim não foi, como todos sabemos, e será certamente agora, em tempos de crise, que uma transição, mais abrupta do que o desejável e mais dolorosa do que o necessário, se terá que fazer.
 
PS: não deixa de ser curioso constatar que há sempre quem aproveite os conceitos para os "adaptar" às circunstâncias. Agricultura urbana é uma ferramenta que, integrada no território, constitui um mecanismo activo de resiliência. Em Toronto, por exemplo, a agricultura urbana aparece fortemente associada à construção de novos edifícios, em terraços, num "evento" chamado "Cidade Cenoura". Será a agricultura urbana a "cenoura" para mais construção?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado

 
Site Meter