Este VÍDEO teve consequência esta NOTÍCIA.
O vídeo é no mínimo impressionante!
Mas mais ainda são os comentários no DN ao artigo por leitores:
"Parabéns ao motorista por ter feito o que muitos condutores já tiveram vontade de fazer. Os ciclistas são um perigo na estrada!! Não me venham com "AH, são veículos e tal." Eles não respeitam regras nenhumas. E por essa norma, deviamos aceitar Skates, Patins, Triciclos, e todo o tipo de bizarrices com rodas. ... É aquela mania das camisolas amarelas e outras paneleirices.."
"A Lei deveria ser alterada para permitir Autocarros/Camiões de passar por cima de TODOS OS CICLISTAS que não sabem onde devem andar na estrada/rua."
"Nunca chegaria a esse extremo e não vou generalizar, mas a verdade é que há inúmeros que merecem isso. Sinais vermelhos, não lhes interessa, rotundas, não lhes interessa, prioridades, não lhes interessa, passadeiras, não lhes interessa, sair da frente do trânsito, idem. Já perdi a conta às vezes que os vejo enfiar à parva para a estrada como se não houvesse mais ninguém lá. Já perdi as vezes ás apitadelas que mandei por atropelos ao código e recebi em troca um dedo ou uma tentativa de "patada" no espelho. Em anos de carta e condução só vi até hoje um único a parar num vermelho, e fiz questão de baixar o vidro e bater palmas ao senhor, parabenizando-o pela sua atitude! Regra geral, os ciclistas estão-se a borrifar para os outros condutores."
- - - -
Sei que há alguns ciclistas que gostam de desafiar os automobilistas, transformando a sua bicicleta numa arma de arremesso, num veículo de contestação, numa forma de afirmação dos "pobres" contra os "ricos" automobilistas. Nada mais patético, nada mais errado.
Como em tudo, são uma minoria dos cilistas e, mais ainda, uma mínuscula minoria no universo ciclista, incluindo-se aqui os ciclistas potenciais, ou seja, todos aqueles que desejam poder usar a bicicleta, e usá-la de forma pacífica, civilizada e respeitadora, tendo direito ao seu lugar na Estrada e, naturalmente, tendo o dever de se saber comportar nesse espaço com os outros veículos.
Vi e revi o Vídeo. O ciclista, pelas imagens, não desafia o autocarro. Por razões de segurança, não se coloca junto ao lancil, ainda por cima porque um veículo pesado tem que o ultrapassar sempre pela faixa ao lado (neste caso da direita). Terá sido também o entendimento do juíz que condenou o motorista a 17 meses de prisão efectiva.
Em Lisboa acho os motoristas da CARRIS muitíssimo respeitadores. E sinto os automobilistas cada vez mais respeitadores. Há 10 anos atrás a diferença era abismal.
Hoje ve-se cada vez mais ciclistas na rua. O facto é indesmentível e, espera-se, irreversível. Cabe à Sociedade saber enquadrá-los e recebe-los e mandar para a prisão todos os comportamentos e atitudes desviantes. Ciclistas provocadores e violentos, quando existem, devem igualmente seguir o mesmo caminho.
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado