segunda-feira, 28 de maio de 2012

Um estacionamento que vale por 1000 palavras

Ninguém poderá dizer, e eu concordo, que a Junta de Freguesia de Carnide não é uma excelente Junta de Freguesia e que o seu Presidente não é um dos melhores desta Cidade (corrijo: deste País). 
Paulo Quaresma (PCP) é efectivamente um excelente Presidente de Junta de Freguesia, por todos os motivos, mas sobretudo porque não há assunto que tenha a ver com a vida da Freguesia que ele não se enquadre, não se empenhe e sobre o qual não consiga resultados.

Fala por isto um trabalho de muitos anos à frente da Freguesia de Carnide e que leva a que pessoas de todos os quadrantes políticos, quando chega a hora de votar para a Freguesia, lá desviem o voto do seu partido habitual e continuem a dar a confiança ao Paulo Quaresma e à Maria Vilar.

Se hoje formos a Carnide, esta é uma Freguesia em obras, apesar do contexto de restrições financeiras. 
Obras municipais, é certo, mas sobre as quais houve um envolvimento profundo da Freguesia pela sua reivindicação e mesmo pela sua concretização, como nos casos em que a mobilização das pessoas da freguesia para o orçamento participativo chegou a bom-porto. 
Jardim da Luz, Quinta do Bom-Nome, Largo do Coreto, Bairro Padre Cruz, são inúmeras as obras de requalificação em curso, em todas garantindo melhor espaço público e maior controlo do automóvel. 
A Freguesia de Carnide, aos poucos, começa a adquirir uma qualidade de espaço público, aliada à já conhecida qualidade e riqueza patrimonial.

Então, como é possível neste contexto de empenho e competência, vermos que a Junta de Freguesia, num espaço que é seu, ter transformado um antigo campo de jogos num parque de estacionamento ao mais comum estilo de "supermercado", enchendo de veículos uma área com forte potencial de praça de lazer e recreio, encostando veículos às paredes de um edifício patrimonial?

Isto obriga-nos a lembrar que o automóvel, o "direito" ao estacionamento, o "direito" a ter o "carro à porta" são capazes de ser sentimentos transversais à Sociedade que não encontramos paralelo em mais nenhum aspecto da nossa vida. 
Perdão, talvez à excepção do gosto pela nossa gastronomia e da loucura pela praia no Verão ou pelos "Shoppings" na restante época do ano ou desde que o sol falte, estes últimos tão associados ao dito carro...). 

Cheguei a lançar o desafio de construir um glossário para perceber melhor como funciona este mundo do "carro", com as suas linguagens e rituais tão próprios, que nos tolda por vezes o discernimento quanto a decisões mais importantes que temos que conseguir tomar...

Este deslumbramento pelo automóvel pôde ser facilmente constatado em 2009 quando a Avenida que passa em frente viu a redução de 4 para 2 faixas de rodagem e na altura a " Junta de Carnide entregou (...) uma providência cautelar para parar as obras de construção da ciclovia junto à Avenida Colégio Militar, e exigir a reposição das quatro faixas de rodagem e um período de discussão pública sobre a matéria.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Junta de Freguesia, Paulo Quaresma, explicou que, "a pretexto da construção da ciclovia, a Câmara de Lisboa iniciou obras que vão reduzir de quatro para duas as faixas de rodagem da Avenida Colégio Militar, sem fazer estudos de tráfego nem falar com a freguesia (...)"
. Mais detalhes desta questão AQUI

Ora, volvidos quase 3 anos de funcionamento, e afastados todos os cenários de maior congestionamento do tráfego vaticinados por muitos, com a Avenida com passeios muito mais largos, mais arborização, mais estacionamento e maior segurança nos atravessamentos pedonais e ainda com a ciclovia que liga Benfica ao Parque das Nações, Carnide tem hoje na sua Escola Secundária Virgílio Ferreira aquele que é seguramente o Parque de Estacionamento de Bicicletas maior da Cidade de Lisboa.

Mas será que esta "sala de estar" da Freguesia, a área em frente ao seu edifício patrimonial sede da Junta de Freguesia, outrora espaços de jogos e área recreativa, vai manter-se neste estado, com tanta coisa a ser feita no sentido correcto nas imediações?
É capaz de ser um detalhe esta situação, mas merece a meu ver a referência.

1 comentário:

Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado

 
Site Meter