sábado, 18 de agosto de 2012

Casas de Banho secas

Andava há algum tempo para escrever sobre esta experiência de "casas de banho secas" que tive há semanas atrás na Herdade do Freixo do Meio, que tem um Eco-Camping para o lado de Montemor-o-Novo, no Alentejo.

As sanitas são secas porque não têm água (logo, não têm esgoto). Os dejectos caem por gravidade de um ponto alto para um armazenamento no piso térreo.
Em seguida, o papel higiénico é atirado igualmente, acompanhado de serradura. 

Não resisti a abrir a tampa e a ver com alguma demora o armazenamento a partir do buraco da sanita. Fiquei impressionado pela ausência de cheiros.

No entanto, reparei que o calor da compostagem é retirado por uma chaminé. Esse calor, levado pelo vento, transporta algum odor. Mas nada de especialmente incomodativo face a outras casas de banho colectivas neste tipo de equipamentos.

O produto da compostagem é um poderoso fertilizante para os solos da herdade.

Confesso que a experiência é na prática mais simples do que o que nos faz parecer na primeira sensação. É limpo, higiénico e eficaz.
Porque é que o desenho desta casa de banho não poderia ter uma solução mais atractiva, menos exposta e mais acolhedora? Ecológico não tem que ser pobre...





Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado

 
Site Meter