segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Vilamoura Cycle Chic

É notável o esforço de Vilamoura pelo uso da bicicleta. Há cerca de 20 anos foram pioneiros em construir uma rede de percursos dedicados (ciclovias) e colocar estacionamentos de bicicleta nos locais mais importantes do empreendimento.

Com a entrada em funcionamento do sistema de bicicletas de uso partilhado, Vilamoura consegue, em simultâneo, reverter espaço viário para espaço pedonal e ciclável, mostrando que há outras prioridades nas deslocações. A bicicleta, em férias e no trabalho, pode ser facilmente a melhor solução de transporte, especialmente em trajectos até 3km onde é objectivamente primeira. Articulada com o transporte público e integrada numa estrutura verde, a bicicleta é uma poderosa ferramenta de planeamento ambiental.

Pretende-se reverter automobilistas para utilizadores de bicicleta? Nada melhor do que este tipo de iniciativas "cycle chic" para mostrar que, com estilo e sem stress, é possivel.



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Vilamoura
A bicicleta chic rivaliza no Algarve com os carros topo de gama
13.08.2012 - 21:20 Por Idálio Revez

"Um passeio a pedalar à volta da marina passou a ser mais in do que viajar de carro descapotável nas ruas entupidas.

A nova tendência em Vilamoura não é exibir o barco ou o carro "topo de gama". Mostrar uma "pedaleira" chique é que está a dar nas vistas. No fim-de-semana foi inaugurado o passeio Cycle Chic - um convite aos veraneantes para darem ao pedal até à praia ou ao campo de golfe. O apelo à mobilidade ecológica surge numa altura em que já não há parques e ruas que cheguem para tantos automóveis em redor da marina.

A iniciativa, com o apoio da Federação Portuguesa de Cicloturismo, partiu da Inframoura, a empresa gestora do espaço público do empreendimento. O uso deste meio de transporte "foi um projecto que já tínhamos há 15 anos para Vilamoura", explicou o empresário Gilberto Jordan. Porém, a ideia do Cycle Chic só ganhou forma este Verão, com a introdução do projecto das bicicletas de uso partilhado - duas centenas de veículos que podem ser utilizados por todo o empreendimento, através de itinerários que formam uma rede de 20 quilómetros de ciclopistas.

O presidente da Inframoura, Nuno Ramos, considera que o projecto das bicicletas de uso partilhado "ultrapassou todas as expectativas e está a ser um sucesso". Após duas semanas e meia, sublinha, "já temos 3200 horas de utilização". Quem pode usufruir deste serviço são os proprietários e turistas instalados em unidades hoteleiras ou casas particulares. O dono de uma vivenda com três quartos pode requisitar seis cartões para uso de bicicletas. O sistema, por enquanto, explica Nuno Ramos, não permite a utilização pelo visitante ocasional.

Para que a oferta seja alargada à população em geral, acrescenta o gestor, será preciso "avaliar se há condições de crescimento a breve trecho, porque vão ser necessários mais veículos e estações com lugares de estacionamento". Por outro lado, José Manuel Caetano, presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo, promotora do projecto Cycle Chic, nascido em Copenhaga, mostra entusiasmo: "A bicicleta está na moda, passou a ser objecto de culto." Apontando para a fila de carros estacionados no passeio envolvente à marina. questiona: "Não acha que estes automóveis estão aqui a mais?"

O ambiente cosmopolita, à volta dos iates, "ficaria mais fino e despoluído sem carros", considera.

"Vilamoura é plana, tem todas as condições para o uso da bicicleta", salienta, por seu lado, Gilberto Jordan. O utente pode usar o veículo por um período máximo de 45 minutos, em cada utilização, por períodos ilimitados. O sistema funciona, entre Julho e Agosto, das 7h às 02h, nos restantes meses, entre as 8h e as 20h. 

Vilamoura nasceu como zona essencialmente turística, mas com o evoluir dos tempos adquiriu uma nova maneira de encarar o urbanismo. A introdução das "pedaleiras", de recorte moderno e a criação de espaços de desporto para todos - destaca o administrador - insere-se num novo conceito de cidade, "turística, mas não só"."


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