sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Serra da Arada, da Freita e do Caramulo



Bétulas no "Retiro da Fraguinha"


Serra da Arada


Fisga da Mizarela, Serra da Freita


Do topo da Serra da Arada


Vale agricultado (milho) na Serra da Arada


Do alto do Caramulo

Tive oportunidade de conhecer e desfrutar de 3 espaços de grande qualidade. 
Posso dizer que a Serra do Caramulo foi uma visita "de passagem", mas quanto às 2 primeiras ficaram, diria razoavelmente, geograficamente compreendidas.

Na Serra da Arada fiquei, e recomendo, o Parque de Campismo Rural "Retiro da Fraguinha". Não há rede de telemóveis nem televisão. É o "retiro" no seu verdadeiro significado. 
Muito acolhedor, cheio de requinte, alia o enquadramento natural com o saber receber. Um senão: as eólicas da envolvente, de noite, produzem um ruído de fundo que me surpreendeu pela negativa. 

E quanto a turismo, podemos dizer que estas serras, praticamente não estão exploradas. É muito dificil encontrar um restaurante e muito mais um espaço para pernoitar. Até uma mercearia é difícil. Há aldeias perdidas, quase desertas, algumas com cabras no lugar de gente, onde as estradas nem saída têm. 
Os campos de milho em leiras de altitude, por vezes aparentemente em lugar nenhum, denunciam uma povoação, por vezes infima, nas proximidades.

A Serra da Arada e da Freita localizam-se entre S. Pedro do Sul e Arouca e são espantosamente ricas. Ricas geologicamente (vide Geopark de Arouca), com grandes planaltos de altitude, fragas e escarpas que talvez não se esperasse em montanhas com tão pouca altura (cerca de 1100m). Tive a sensação de estar na alta montanha quando circulava nas zonas mais altas. 
Culturalmente temos as pastagens de cabras da serra e da raça Arouquense, que depois dão dois pratos de excepção: cabrito assado e vitela assada à Lafões. Mas há mais iguarias. E comer esta carne e os seus derivados é, para mim, estar a desenvolver esta região e a dar futuro a estas gentes. Que não haja dúvida: a agro-pecurária, se bem gerida, é uma ferramenta insubstituível no moldar das Paisagens culturais e ecologicamente equilibradas.
Por fim, os prados de montanha apresentam uma ruiqueza florística invejável, dando aliás lugar a uma extensa área de Rede Natural 2000.

Outro senão, para além do ruído das eólicas: O eucalipto que em algumas áreas reveste, em excesso, estes bonitos relevos.

Quanto ao Caramulo, trata-se de uma belíssima serra de onde se alcança, dos seus cumes, desde a Serra da Estrela até ao mar, muito arborizada e com poucas mas razoavelmente bem conservadas aldeias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado

 
Site Meter