segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Quando a arquitectura é um perigo à solta

É verdade: mamarrachos há-os em todas as épocas mas temo que hoje os edifícios como se mostra na foto da direita sejam tudo menos considerados "mamarrachos e muito menos pelos seus autores que muito se orgulharão da "contemporaneidade" das suas linhas...
Hoje perderam-se completamente os contextos e as mínimas orientações quanto aos projectos de arquitectura. E por isso, é muito mais grave desenhar "mamarrachos" nos tempos actuais, mas muito mais quando se destrói um enorme pinhal em frente ao mar com um loteamento e, até ao momento, todos os edifícios nos lotes construídos são semelhantes aos que a foto mostra! E todos projectados por arquitectos diferentes, presume-se, já que após o loteamento aprovado, os lotes são adquiridos pelos proprietários que decidem, dentro dos limites de densidade aprovados, o que construir e quando.
Faz falta, muita falta, haver um código arquitectónico para todo o País. É polémico, mas é muito mais polémico que seja o RJUE a legislar em matéria urbanistica, com total ausência de código arquitectónico.
Os loteamentos e a ausência de código arquitectónico têm destruído as nossas Paisagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado

 
Site Meter