sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Areia para os olhos

Foto AQUI
Que post desconcertante! "Temperatura is not the only thing rising".
Vejo um leito de cheia transbordado e um polidesportivo (eventualmente) mal localizado. 
A propósito dos mais recentes dados sobre o tal aquecimento global, faz algum sentido atirar-nos areia para os olhos? 
Mais do que nunca faz sentido sermos Ecologistas de verdade, e focarmo-nos efectivamente no essencial. As alterações climáticas acontecem pelas alterações de uso do solo e os seus impactos e efeitos são dramáticos e sentem-se todos os dias. Alterações de uso do solo produzem a fragmentação dos ecossistemas e alteram o seu funcionamento, culminando na extinção de espécies e na degradação da Biodiversidade. 
Alterações de uso do solo produzem alterações climáticas locais, aumentando o regime pluviométrico, alterando por exemplo o ciclo das culturas agrícolas. Por exemplo, alterações de cobertos arbóreos espontâneos por outras espécies é uma alteração de uso do solo significativa, não se deve considerar apenas a sua impermeabilização.

No litoral, a alteração da deriva litoral aumenta a erosão costeira e fragiliza mais ainda áreas sensíveis.
Em meio urbano, alterações de uso do solo tendem a radicalizar fenómenos que de outra forma seriam normais, tais como cheias ou aumentando os fenómeno da "ilha de calor". 

Temos que actuar com urgência nestes aspectos que referi através de medidas concretas ao nível do ordenamento do território. O pior que poderia acontecer é continuarmos agarrados a esta indefinição à escala global enquanto destruímos localmente o nosso planeta. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado

 
Site Meter