sexta-feira, 30 de abril de 2010

"Ah, são do sul da Europa? Então deve haver alguma coisa errada, não são de confiar"

Paul De Grauwe, professor da Universidade de Lovaina e um dos maiores especialistas da união monetária europeia in http://economia.publico.pt/Noticia/quando-se-e-do-sul-ese-menos-credivel_1434360
 
"O corte do rating da dívida portuguesa é justificado?
Não, mas é o comportamento típico das agências de notação, que reagem aos mercados. Como as taxas de juro aumentaram nos últimos dias, as agências cortam os ratings, o que só desestabiliza os mercados. Fazem sempre isto, é uma vergonha. O poder desta gente deveria ser restringido.

Pensa então que não se pode comparar a situação portuguesa com a grega?
Claro que não. Portugal está em muito melhor situação que a Grécia. O défice orçamental é elevado, mas no Reino Unido ou Irlanda ainda é maior. A dívida também é muito mais baixa do que na Grécia, é comparável à da Bélgica. Só que as agências não reparam na Bélgica, só reparam em Portugal.

E porquê?
Porque há um preconceito no mercado, do tipo: "Ah, são do sul da Europa? Então deve haver alguma coisa errada, não são de confiar."

Isso é racismo?
Não sei como lhe chamar, mas é um comportamento típico. Quando se é do Sul, é-se menos credível. As agências são muito anglo-saxónicas."
 
(...)
 



 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado

 
Site Meter