segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Munster Radstation

 
Há casos em que a bicicleta precisa necessariamente de percursos cicláveis dedicados para estruturar uma rede de circulação.
Pela sua dimensão, pelo tráfego viário nas vias onde se inserem, pelo historial e até pelo declive, como é o caso de Lisboa. Todos sabemos que uma pequena subida fragiliza logo o ciclista que sobe, instabiliza o seu movimento e torna a sua velocidade de circulação muito discrepante dos outros veículos. O espaço dedicado, mesmo que tenha algumas contrariedades, torna-se precioso para o utilizador, que a procura e agradece.
 
Mas, mais determinante ainda que os percursos dedicados, é um conjunto de "facilidades" na origem (Habitação), no destino (Serviços, Escola, Centros de Comércio, Interfaces de Transporte) que permitam estacionar a bicicleta de forma segura. Não haverá utilizadores em massa enquanto não houver estas valências que tornem a bicicleta competitiva por ser mais simples que o resto dos transportes ou em articulação com estes.
 
Em 2000 estive em Munster - Alemanha, uma paragem final antes da EXPO2000 em Hannover, a poucas dezenas de quilómetros daí.
Uma pequena cidade universitária, apresenta dos maiores valores de utilização da bicicleta em toda a Alemanha. Fiquei impressionado com este equipamento de estacionamento e reparação de bicicletas, sobretudo pela quantidade de soluções que proporcionava - reparação, aluguer, estacionamento, etc.
 
A bicicleta pode ser um gerador de emprego considerável. Fiquei impressionado com o número de oficinas de bicicleta que encontrei em Copenhaga ae que, infelizmente, tive que recorrer quando lá estive a pedalar. Por cá ainda há poucas e as mais "populares" são em grandes superfícies, algumas delas só acessiveis com a bicicleta no tejadilho do carro. Também já temos por cá o exemplo dos estafetas "Camisola Amarela" mas também o "Bicycle Repair Man" e que têm sido divulgados na comunicação social.
E ainda a "procissão vai no adro", pois com mais utilizadores, outras iniciativas podem aparecer.
 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado

 
Site Meter