sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

QREN 2008 aprovou investimento no Barco Trafaria-Lisboa

IMAGEM AQUI
 
Sobre esta "crise" que mantém a construção de auto-estradas com 6 faixas a 3Km da Trafaria (ver AQUI), para terminar com a ligação fluvial Trafaria-Lisboa para "cortar nas despesas" (conferir AQUI). 
 
Acaba-se com a estratégia mais do que lógica da Câmara Municipal de Almada em potenciar a ligação fluvial para servir toda a frente de praias e reduzir os engarrafamentos de Verão, bem como permitir a milhares de pessoas que vivem na Costa aceder a Lisboa diariamente. 
 
O mais extraordinário é que esta mesma estratégia foi há alguns anos atrás aprovada e finananciada pelo Programa QREN (conferir AQUI na pag. 5 BICLA TEJO – Percurso Intermodal Bicicleta + Barco Costa de Caparica – Lisboa
 
O Projecto financiado pelo QREN é um percurso intermodal Bicicleta + Barco. Ora, como pode agora pensar-se em suprimir uma parte essencial deste percurso?
 
Esta é uma crise de contornos estranhos, que mantém no essencial o Paradigma em que vivemos em matéria económica, financeira e urbanistica, mantendo o financiamento e a construção de auto-estradas mas aproveitando o momento propício de "cortes" para se desembraraçar de uma vez por todas do Transporte Público, suprimindo ligações, reduzindo horários e privatizando as linhas ferroviárias suburbanas mais lucrativas (Ex: Linha de Cascais, actualmente já denominada "CP Lisboa").
 
A ligação fluvial Trafaria - Lisboa é o espelho das contradições máximas a que chegámos, entre as prioridades de investimento em 2008 a serem contraditórias com medidas em 2010. Lamentável!
 
 
 
 

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