quarta-feira, 1 de junho de 2011

01 Junho: Vamos ensinar as crianças a desperdiçar energia?

Existe mesmo! No Dubai, terra de 40ºC. (VER AQUI)
Um enorme complexo de ski num Shopping gigante, onde neva quando se quer, onde se alugam fatos para suportar o frio de rachar e onde, provavelmente, se explicará às crianças no dia 1 de Junho que defender o ambiente, poupar energia e lutar contra as alterações climáticas são grandes desafios do futuro.
 
Por cá, ainda não temos (que eu saiba) tamanho disparate, embora parece que em Viseu há qualquer coisa deste género, mas em miniatura...
 
Mas podemos sempre ensinar às crianças neste 1 de Junho que é normal entrar de carro num grande hipermercado, munido de ar condicionado, e comprar espargos frescos que trazem na embalagem: "From Peru, by plane", ou comprar pêras Argentinas ou vinho do Chile (e stressar à procura de produtos portugueses...)
 
Podemos levá-los a um moinho de velas onde antes de moíam os cereais produzidos nos bons solos da envolvente, actualmente campos de golfe, estrdas, urbanizações ou parques tecnológicos, e explicar-lhes que agora os cereais vêm de camião ou de barco, de longe.
 
Ou constatar com as crianças que foram cancelados os concursos de renovação dos comboios urbanos de Lisboa, porque se gastou todo o dinheiro dos trasnportes em ruinosos contratos de concessão de auto-estradas por todo o País, cujo passivo não parará de aumentar nos próximos anos e, com eles, constatar que os comboios velhos da Linha de Cascais estão a avariar e já não são reparados, e por isso parece que já não há composições suficientes para cumprir todos os horários, pelo que desde o próprio dia da criança (01 de Junho) foram já suprimidos em definitivo toda uma "família" de horários, embora de forma discreta pela empresa, quase imperceptível...
 
Podemos sempre levá-las a um Zoo e mostrar-lhes infelizes animais "selvagens" que se preguiçam em jaulas, quando podiamos mostrá-los em tempo real através da internet. Ou a um aviário intensivo!
 
Ou podemos...
 
...neste 01 de Junho, teremos muitos motivos para felicitar as nossas crianças e não faltarão frutuosas acções de sensibilização ambiental.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado

 
Site Meter