quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Isto é a política de promoção das Áreas Protegidas

Em Portugal a riqueza paisagistica e natural está totalmente desaproveitada, com prejuizos para as populações locais que assim vêem perder um potencial gerador de riqueza e fixador de empregos e enrmes prejuizos para o País que desperdiça uma área económica potencialmente muito interessante.
Alguém que já tenha ido a um parque natural e tenha visto um guarda da Natureza que levante o braço!
Os centros de apoio estão geralmente "invisiveis", parcos em informação e com horários frequentemente reduzidos ao vulgar "expediente" - das 09h às 17.30h. O turista de fim de semana apanha quase sempre o posto de informação fechado...
Mas o desinvestimento neste sector estratégico é de tal forma até os paineis de informação estão velhos, descolorados pelo sol ou simplesmente vandalizados.
Ao contrário de Espanha onde os parques e reservas naturais são em muitos casos verdadeiros motores da economia local, nunca soubemos "vender" ao turismo e as nossas áreas protegidas ao turismo de qualidade. Mesmo as mais conhecidas como a Serra da Estrela são-no pela neve e pelo esqui no Inverno e quase nada pela sua Natureza. Recordo-me até do triste episódio da pista de esqui artificial em Manteigas...
Está mesmo muito por fazer nesta área da conservação da natureza.





















1 comentário:

  1. A entrada no centro informativo do pnsestrela é pago! Quando se devia atrair os visitantes, afastam-se cobrando entradas. E assim continuamos a ver os turistas a apreciar os restinhos de neve suja da primavera, usando as turfeiras - cheias de plantas lindíssimas, incluindo uma carnívora fantástica - como lixeiras.

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado

 
Site Meter