quarta-feira, 7 de julho de 2010

O Serviço Nacional de Saúde

Quando somos forçados a ir a um Hospital, a umas urgências, e temos a possibilidade de escolha entre público e privado, já não tenho mais ilusões:
Comecei no privado: sala de espera XPTO, TV com canal próprio de programas, informações modernas em rodapé, cadeiras modernas, ambiente louje. Problema: falta de médicos! No momento do atendimento, o (único) médico especialista para o assunto atendia noutra ala do Hospital! Procedimento? Anular a urgência e marcar uma consulta de especialidade (!) e esperar (noutra sala de espera XPTO) que o médico pudesse atender, sem previsões de tempo. Desisti nessa altura e parti para o público.
No hospital público, o atendimento foi, mais uma vez fenomenal (para que é que insisto em ir a outro sítio??). 2 minutos para triagem e 10 minutos para consulta. Em mais 50 minutos tudo se resolveu no que respeita aos vários exames complementares que havia a fazer. As salas de espera não eram tão XPTO, apesar de limpas e cómodas e o pessoal sempre prestável.
Tenho tido e tenho sabido de inúmeros casos semelhantes ao meu. Um serviço público de saúde eficiente, de confiança, sério. Haverá que melhorá-lo, todos os sabemos, mas numa altura em que tanto se fala em baixar a despesa pública à custa do SNS e da sua qualidade e de "abrir" a saúde aos privados, não deixo de pensar com preocupação perante algo que está estruturado e preparado para funcionar bem e quando comparado com tantos maus exemplos no privado.
Dos Hospitais privados, quando se trata de emergências e de prestar serviço público? Não, obrigado!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado

 
Site Meter