terça-feira, 13 de julho de 2010

Queriam "Gato por Lebre", era?

Estava à vista de todos que um terreno no Parque Mayer não valia o mesmo que o terreno na antiga Feira Popular em Entrecampos.
O Parque Mayer vale muito menos. Vale menos porque tem um conjunto de condicionantes (Capitólio, Jardim Botânico, Frentes Urbanas envolventes, etc) que lhe retiram índice urbanizável.
Por outro lado, os terrenos de Entrecampos estão claramente referenciados (bem patente na proposta de revisão de PDM de Gabriela Seara / Carmona Rodrigues) como áreas destinadas a "Densidade Selectiva". Ou seja, áreas de muito forte aptidão à construção.
Entrecampos eram terrenos municipais. Parque Mayer da Bragaparques. Solução? Troca-se uma coisa pela outra! Mas antes chama-se alguém que possa, para o terreno do Parque Mayer, "bater claras em castelo". Frank Guerry, com um projecto fantasioso, propõe índices de construção no Parque Mayer inacreditáveis, só exequíveis numa "República das Bananas", em que aliás a CML se havia à data transformado.
Felizmente, não sem esforço, tudo é ainda evitado. Os terrenos de Entrecampos são Municipais. Com o Plano de Pormenor do Parque Mayer proposto, a CML até poderá, se pretender, efectivar a expropriação para avançar com a requalificação, caso o proprietário não queira dialogar com a administração.
Ganhámos todos!

Tribunal anula troca dos terrenos do Parque Mayer e da Feira Popular - Local - PUBLICO.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado

 
Site Meter