
É preciso muito para mim para desistir de receber mails de uma lista aberta de mails em torno da bicicleta em Lisboa.
Mas de facto, enquanto há anos atrás a lista debatia, com frontalidade, diversos aspectos da política da bicicleta, colocando em confronto aberto diferentes opiniões, há meses para cá que está tomada por meia dúzia de "activistas" do chamado "bota-baixismo", ou seja, pessoas que só contribuem com opiniões pouco fundamentadas, baseadas em falta de informação, falta de conhecimento do que se discute e sobretudo munidas de grande agressividade.
Opiniões que, em vez de contribuírem para melhorar a qualidade da circulação da bicicleta, para enriquecer a discussão em torno do que se faz pela bicicleta, só procuram denegrir o que se faz.
Se estiver bem feito, não se fala, pura e simplesmente.
Se houver alguma dúvida, algum problema, alguma questão, a dúvida assume de imediato a forma de acusação! Acusação puxa acusação e, de acusação em acusação, transforma-se uma comunidade inteira que lê estes e-mails em potenciais perdedores de tempo.
Este é o maior problema desta lista e é a única razão porque saio.
Algumas das pessoas que se movem nestas acusações e neste "bota-baixismo" terão concerteza motivações que transcendem por vezes a bicicleta e que acontecem naturalmente em todos os movimentos ditos "de massa". Há aproveitamentos políticos, há interesses próprios e há sempre inerente uma enorme capacidade de tentar comandar estes movimentos, mais do que aproveitá-los para melhorar a vida da Cidade.
Há também invejas de protagonismo. O costume. Não é por aí. E desde o início que se sente isso.
Mas qual é a diferença agora?
É que no início, e mesmo com opiniões contrárias ao que eu penso ou defendo, sempre achei útil porque sempre que participei julgo que contribuí para o debate, muitas vezes trazendo "inside information, e apesar de alguns terem-se por vezes apressado logo a dizer que eu era "político" ou "assessor" e que por isso não tinha uma opinião "imparcial"... Imparcial?
Pois é...falemos de imparcialidade na maioria das opiniões que se lêem...
Hoje em dia há já, felizmente, outros palcos para discutir os assuntos que nos movem, que nos motivam, com os quais lidamos e que nos ajudam a melhorar o trabalho que se faz ou simplesmente a enriquecer o nosso conhecimento.
Seguindo a tendência da maioria de pessoas que conheço, também eu abandono por fim a lista da "bicicletada_lx", tendo esperança que um dia alguém me diga como no início "anda para a lista, inscreve-te, é uma lista aberta de discussão, vale a pena".
Fi-lo na altura com entusiasmo e agora, com a mesma postura, abandono-a.
É da vida!