O comércio tradicional não pode nem deve optar por este caminho:
Apelos, pedidos?
Apelos a que se compre. A que não se deixe morrer?
Em vez de se actualizar, de se modernizar, manter-se igual, e tantas vezes medíocre,
Em vez de vender melhor, com melhores horários, mais úteis às pessoas (fechar à hora de almoço? fechar às 19h?)
Em vez de vender igual mas mais caro, deveria vender diferente e vender melhor,
Em vez de ser alternativa, mantém-se a tentar copiar o que as grandes superfícies vendem, mas mais caro.
O comércio de rua tem que fazer opções.
Tem que querer defender o espaço público e apostar na venda de proximidade para o comprador peão, o comprador ciclista, e não querer sempre estar na linha da frente dos que defendem mais carros, sempre mais carros, como se os carros fossem optar pelo comércio de rua em vez do Shopping onde têm, de certeza, lugar no Parque de Estacionamento.
O comércio de rua deve e pode ser um comércio especializado.
Especializado em produtos de qualidade, em produtos locais, em produtos de proximidade.
Especializado em produtos de qualidade, em produtos locais, em produtos de proximidade.
Deve depois criar um segmento que, vendendo o mesmo que as grandes superfícies, apresenta vantagens porque garante o transporte dos produtos e, porque não, a montagem, quando se tratar de electrodomésticos, móveis e bricolage?
O comércio de rua vai mesmo ter que mudar. Para melhor.
Há muitos locais em que já mudou, para melhor, com sucesso, pelo que só podemos ter esperança que isto vá lá, mas não com apelos nem pedidos à nossa solidariedade...
O comércio de rua vai mesmo ter que mudar. Para melhor.
Há muitos locais em que já mudou, para melhor, com sucesso, pelo que só podemos ter esperança que isto vá lá, mas não com apelos nem pedidos à nossa solidariedade...
Foto na Av. Duque d Ávila AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado