quarta-feira, 6 de junho de 2012

Educar para a bicicleta

Não há muitas dúvidas de que é fundamental educar as populações para o uso da bicicleta.

Para além de campanhas gerais para utilização da bicicleta, de promoção do acesso por bicicleta a locais, de incentivo específico em escolas (bike-to-school), de acesso a comércio (bike-to-shop) ou aos locais de trabalho (bike-to-office) há uma realidade em Portugal que não podemos ignorar quando planeamos "Bicicleta": 
Há uma generalizada falta de cultura ciclável, que afecta uma parte ainda não quantificada da Sociedade, mas certamente mais abrangente do que podíamos esperar, e que passa por pura e simplesmente as pessoas não saberem andar de bicicleta ou, sabendo andar, não o fazerem com a confiança e destreza necessárias. 
Querer ignorar isto seria, no mínimo, dramático ou inconsciente.
E é por isto que decalcar bibliografia internacional sobre a matéria requer uma interpretação da mesma rumo a uma estratégia. 

Muito se tem feito pela bicicleta em Lisboa, quer se goste, quer não, em vários domínios da colocação de estacionamentos, regulamentação, informação e campanhas de incentivo. 
Muito mais do que apenas construir "infra-estrutura"...
A educação para usar a bicicleta tem sido, desde 2008, uma constante. Mais uma vez haverá cursos de aprendizagem para o uso da bicicleta, numa parceria entre a CML e a FPCUB.

Mais informações aqui:
http://www.cm-lisboa.pt/archive/img/Curso_Conducao_de_bicicleta_em_meio_urbano_online.gif

Einstein-on-bike, foto AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado

 
Site Meter