sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Agricultura "Humana"

É costume chamar-se agricultura urbana a toda a agricultura feita, mais ou menos de forma expontânea, no meio urbano.
Na verdade, como é o caso que a foto explicita, entre a CRIL e a Estrada da Circunvalação, acontece uma agricultura, mais do que urbana, verdadeiramente..."humana"!
Uma vala pluvial marca uma linha de água torrencial, cujas paredes foram trabalhadas à mão com pedra solta e madeiras e, nas suas "margens", verdadeiros "terraços aluvionares" são cultivados palmo a palmo.
O esquema de gestão da água é verdadeiramente extraordinário: Barris reaproveitados de óleos ou tintas armazenam a água da chuva, quando cai. Espantalhos e casas de ferramentas feitos de resíduos. Com a colocação dos paineis sonoros, está criado uma micro-Paisagem, resguardada da envolvente.
 
O potencial destas dezenas de braços que, sem condições, tiram proveito de palmos de terra mostram bem a discrepância entre o comum desenho de espaços verdes, desenhados em atelier para serem mantidos por uma qualquer empresa de jardinagem, de forma mais ou menos automática e tantas vezes sem daí haver um aproveitamento total do espaço (na óptica das necessidades dos cidadãos).
Não defendo uma agricultura urbana desqualificada, no limite do desumano, como não defendo que as pessoas tenham que lavar as suas roupas em lavadouros públicos de água gelada (ou em ribeiras) ou outras situações semelhantes.
Mas que há que aproveitar e tirar partido desta força humana imensa disponivel para os nossos espaços verdes! Disso não há qualquer dúvida.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado

 
Site Meter