domingo, 28 de fevereiro de 2010

Carta a Pedro Marques Lopes

Caro Dr. Marques Lopes,

Sou Duarte d´Araújo Mata.
Não me conhece, mas pelo seu perfil público tomo a liberdade de o contactar via e-mail.

Costumo acompanhar com atenção a sua argumentação no "Eixo do Mal" com muito interesse. Penso que tem boa presença e consegue explanar bem as suas ideias e opções. Pelo menos até ontem dia 27/02/2010.

Ontem, perante a discussão do tema das cheias da Madeira, e perante variada informação que agora vem a público sobre a catástrofe "anunciada", refere o Dr. Pedro Marques Lopes que não são "meia dúzia" que aparecem "agora"que vão contrariar a ideia que tem que o Dr. Alberto João Jardim costuma "decidir normalmente bem".
Custa entender esta sua argumentação! Tem a impressão que Jardim decide bem? Perante factos objectivos, em vez de ponderar essa crença, põe em causa os tais factos?
Não só não são "meia dúzia" os técnicos e políticos que isto vêm alertar como não aparecem agora apenas depois da catástrofe. Já antes falavam nesta questão, como o programa "Biosfera" da RTP em 2008 é disso exemplo. Antes da catástrofe. Muito antes. Há outras fontes para além deste Programa, como muito bem sabe, designadamente um conhecido artigo, recentemente revelado, de um silvicultor já falecido, Cecílio Gomes da Silva, no DN da Madeira em 1985.

O desrespeito ambiental não são crenças. São coisas mensuráveis! E têm repercussões sempre dramáticas, inclusivé ao nível económico.

Se há coisa para que esta catástrofe poderia servir seria para lançar de vez a discussão deste flagelo que é o desordenamento do território. Seria mais importante que negar o que aconteceu ou julgar que é devido a chuvas intensas somente ou tentar reduzir a um debate "político" irrelevante e inconsequente.

Até hoje nunca tinha reparado qualquer posicionamento seu assente na crença contra a explicação ou pelo menos a justificação da ponderação de argumentos.
E fiquei muito desiludido, acredite. Pelo precedente.

Deixo-lhe outra fonte de inspiração, de alguém que apareceu muito antes desta e de outras catástrofes semelhantes em Portugal: Gonçalo Ribeiro Telles:

http://bioterra.blogspot.com/2009/06/arquitecto-goncalo-ribeiro-telles-em_6603.html


Compreenda o meu à vontade de o contactar,
Aceite os meus cumprimentos
Duarte d´Araújo Mata
Arquitecto Paisagista

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado

 
Site Meter