segunda-feira, 15 de março de 2010

Istambul, Pamuk, Bruno Reis e um magnífico "Câmara Clara" na RTP2



Este é o livro que estou a lêr. O de uma Cidade onde ainda nunca fui mas que parece que já interiorizei o que tem através das descrições e deambulações de Orhan Pamuk, o único turco distinguido com um Nobel, em Istambul - Memórias de uma Cidade.

Quem me ofereceu o livro esteve ontem no "Câmara Clara" da RTP, com Paula Moura Pinheiro.

video em http://camaraclara.rtp.pt/

Bruno Reis é, cada vez mais, uma fonte de informação impressionante, um investigador com curriculo já extenso, capaz de articular História, estratégia, cultura, literatura, geografia, juntando curiosidades e pequenos dados, numa contante de pertinência e sobriedade.
E vejo tantas vezes o comentário nos Media nestas áreas desperdiçar-se em teses e crenças carentes de lógica e de sustentação, fruto a meu vêr da importância que os Media dão ao "mediatismo" da figura que convidam para o comentário...

Tentei abstrair-me de ter um amigo no Programa, mas realmente a densidade das intervenções, às quais Alexandra Lucas Coelho muito contribuiu, bem como uma moderação que soube trazer as muitas variáveis que as relações Europa - Turquia podiam suscitar, tornou este Programa de ontem, para mim, uma peça de grande valor e qualidade. A rever!

1 comentário:

  1. Foi muito interessante, também vi.Um bom exemplo de, como olhar para 3 pessoas sentadas a falar, pode ser um bom programa de televisão. Os livros indicados pelo Bruno Reis, maioritáriamente em inglês, põem-me fora como leitora. O Istambul do Pamuk li-o logo que publicado em português. Gostei muito.
    Tenho mais sorte, já estive nestes últimos 4 anos, 2 vezes em Istambul e pode acontecer ir mais com muito prazer. Ver e rever.

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos a moderação. Serão publicados assim que possível. Obrigado

 
Site Meter